Prefácio

Este artigo foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1940, na Revista Luterana. Minha intenção foi adaptá-lo para o português contemporâneo, seguindo fielmente as expressões e ideias originais do autor. Com todo respeito e admiração pela obra original, mas com tecnologia e uma nova forma de visualização no estilo de postagem do blog.

A Igreja Luterana

Com este nome se apresenta um novo mensário destinado a ser uma revista para pastores e professores evangélico-luteranos. Quase todas as profissões e todos os ramos da ciência e arte têm as suas revistas técnicas para o aperfeiçoamento de seus adeptos. É preciso estudar e conhecer a matéria em que trabalhamos e exercemos o nosso ofício. Sendo nós pastores que trabalhamos para o sustento e a propagação da nossa Igreja Evangélica-Luterana, devemos tornar-nos aptos e eficientes para tal ofício necessário e importantíssimo. Pois neste ofício não se trata do bem-estar e do progresso secular, mas sim da felicidade e salvação eterna de almas imortais. E assim os professores que trabalham nas nossas escolas paroquiais, visando dar aos alunos uma instrução e educação verdadeiramente cristã, devem ser aptos para tal cargo. Só sendo bem preparados e instruídos para o ministério e o magistério da Igreja Evangélica-Luterana podemos ser bons obreiros na seara do Senhor. Que pastor e professor não se devia acusar de ainda não ter bastante capacidade e aptidão para o seu ofício no reino de Deus para o qual foi chamado! Como obreiros da nossa Igreja nunca podemos estudar e preparar-nos demais. Convidamos, pois, todos os pastores e professores para colaborarem para o bom êxito desta revista.

Este jornal tem como objetivo servir à fiel Igreja Luterana na América do Sul e assim a Deus em seu reino de graça. Por esse motivo, traz no cabeçalho o nome "Igreja Luterana". A fiel Igreja Luterana, da qual somos membros, é a Igreja que prega a Palavra de Deus clara e puramente. É a Igreja da Reforma de Dr. Martinho Lutero. Não é uma igreja nova, fundada por Lutero, mas sim a verdadeira igreja, cristã e apostólica, reformada e restaurada pela obra do grande reformador. Pois nela somente a infalível Palavra de Deus do Velho e do Novo Testamento, escrita pelos profetas e apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo, tem autoridade. O "Sola Scriptura" é o princípio fundamental da Igreja da Reforma. Rejeitamos tudo e toda a doutrina que não concorda com a Bíblia e que se desvia da norma da Palavra de Deus. A Escritura sagrada é a única norma da nossa fé e da nossa vida. "Haec dicit Dominus"! Assim diz o Senhor! Está escrito! afirmamos sempre quando proferimos a doutrina da Igreja Luterana, baseada unicamente na Escritura Sagrada. Sendo, pois, a nossa tarefa de anunciar e ensinar a Palavra de Deus clara e puramente, é coisa evidente que devemos conhecer bem a doutrina evangélica-luterana, a qual é nada mais e nada menos do que a doutrina da Sagrada Escritura.

A doutrina central e mais importante da Sagrada Escritura é a doutrina da justificação de um pobre pecador perante Deus é misericordioso. Na doutrina luterana, o homem perdido e condenado pelo pecado encontra a resposta para sua pergunta: "Como eu, pobre pecador, posso ser salvo?" Todos os falsos profetas, pregadores e igrejas falsas pregam a doutrina errônea de que um homem pode e deve se salvar por obras. A Igreja Luterana verdadeira, no entanto, proclama o "Sola Gratia". Não por obras, mas somente pela graça, Deus perdoa nossos pecados e nos aceita como seus filhos e herdeiros da vida eterna. O Deus santo e justo nos justifica pela graça, pois Cristo, o Filho de Deus, nos salvou do pecado, da morte e do poder do diabo por sua paixão e morte. Cristo, o crucificado, e sua salvação são o conteúdo da nossa pregação. Devemos conhecer cada vez mais a doutrina da graça de Deus em Jesus Cristo para poder anunciá-la para a salvação das almas. Um pastor e professor luterano deve dizer, como o apóstolo Paulo: "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado." 1 Coríntios 2:2. Nosso periódico deve contribuir para nos tornarmos cada vez mais aptos em nosso ofício de anunciar a justificação de um pobre pecador unicamente pela graça, por Cristo.

A fiel Igreja Luterana ensina que um homem pode obter a salvação que há somente em Cristo, unicamente pela fé. O "Sola Fide" é uma doutrina que a Igreja Luterana tem clara e puramente. Outras igrejas ou denominações ensinam que o homem deve apropriar-se da salvação não só mediante a fé, mas também pelas obras. A Escritura diz em Romanos 11, 6: "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira a graça já não é graça." A doutrina da Igreja Evangélica-Luterana afirma que Cristo completou a nossa salvação por 100 por cento. O homem não tem que fazer nada para salvar-se. Não pode fazer nada para a sua salvação. Apenas deve aceitar a salvação que há em Cristo, mediante a fé. E nem mesmo isso pode fazer por sua própria razão e força. É o Espírito Santo que opera e conserva em nós a fé pela Palavra de Deus e pelos Santos Sacramentos. A Escritura afirma: "Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo." 1 Coríntios 12, 3. A doutrina Luterana concorda com a Sagrada Escritura, que diz em Romanos 3, 28 :"Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei." Para levar um homem ao conhecimento da verdade e assim a verdadeira fé em Cristo, é preciso fazer uso dos meios da graça, isto é, da Palavra de Deus e dos Santos Sacramentos. Estes são o Santo Batismo e a Santa Ceia.

A Igreja Luterana quer contribuir para que um pastor (e também professor), que deve exercer o ofício da pregação, não seja um neófito, mas sim "retendo firme a fiel Palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contraditores." Tito 1,9. Uma vez que "a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil" (1 Coríntios 12,7), peço a todos os irmãos que colaborem neste periódico para o bem da Igreja Luterana e para a glória de Deus.