Como o chefe de família deve ensiná-los com toda a simplicidade em sua casa.

Ouça todos os Mandamentos.

Primeiro Mandamento

Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas.

Segundo Mandamento

Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, em seu nome não amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar; mas devemos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

Terceiro Mandamento

Santificarás o dia do descanso.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar.

Quarto Mandamento

Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar, nem irritar nossos pais e superiores; mas devemos honrá-los, servi-los, obedecer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.

Quinto Mandamento

Não matarás.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudá-lo e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

Sexto Mandamento

Não cometerás adultério.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual ame e honre seu consorte.

Sétimo Mandamento

Não furtarás.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos; mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.

Oitavo Mandamento

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.

Nono Mandamento

Não cobiçarás a casa do teu próximo.

O que significa isso? Devemos temer e amar e Deus e, portanto, não pretender adquirir, com astúcia, a herança ou a casa do próximo, nem nos apoderar dela sob aparência de direito; mas devemos ajudá-lo e servi-lo para conservá-la.

Décimo Mandamento

Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem os seus empregados, nem o seu gado, nem coisa alguma que lhe pertença.

O que significa isso? Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não apartar, desviar ou aliciar a mulher do próximo, os seus empregados ou o seu gado; mas devemos aconselhá-los para que fiquem e cumpram o seu dever.

O que diz Deus de todos esses mandamentos?

Ele diz: "Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

O que significa isso? Deus ameaça castigar todos os que transgridem estes mandamentos; por isso devemos temer a sua ira e não transgredi-los. Mas ele promete graça e todo o bem aos que os guardam. Por isso mesmo devemos amá-lo, confiar nele e de boa vontade cumprir os seus mandamentos.

© Extraído de “Catecismo Menor de Lutero”