Como o chefe de família deve ensiná-lo com toda a simplicidade em sua casa.

Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Introdução

Pai nosso, que estás nos céus.

O que significa isso? Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é o nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, para que lhe roguemos sem temor, com toda a confiança, como filhos amados ao querido pai.

Primeira Petição

Santificado seja o teu nome.

O que significa isso? O nome de Deus, na verdade, é santo em si mesmo. Mas suplicamos, nesta petição, que seja santificado também entre nós.

Quando sucede isso? Quando a Palavra de Deus é ensinada clara e puramente, e nós, como filhos de Deus, também vivemos uma vida santa, em conformidade com ela; concede-nos isso, querido Pai do céu. Aquele, porém, que ensina e vive de modo diverso do que diz a Palavra de Deus, profana o nome de Deus entre nós; guarda-nos disso, ó Pai celeste!

Segunda Petição

Venha o teu reino.

O que significa isso? O reino de Deus vem, na verdade, por si mesmo, sem a nossa prece; mas suplicamos, nesta petição, que venha também a nós.

Quando sucede isso? Quando nosso Pai celeste nos dá o seu Espírito Santo para crermos, por sua graça, em sua santa Palavra, e vivermos uma vida com Deus neste mundo e na eternidade.

Terceira Petição

Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

O que significa isso? A boa e misericordiosa vontade de Deus, em verdade, é feita sem a nossa prece; mas suplicamos, nesta petição, que seja feita também entre nós.

Quando sucede isso? Quando Deus desfaz e impede todo mau conselho e vontade dos que não nos querem deixar santificar o seu nome, nem permitir que venha o seu reino, tais como a vontade do diabo, do mundo e da nossa carne; e quando, por outro lado, nos fortalece e preserva na sua Palavra e na fé, até o fim.

Esta é a sua boa e misericordiosa vontade.

Quarta Petição

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

O que significa isso? Deus, em verdade, dá o pão de cada dia, mesmo sem a nossa prece, a todos os homens, também aos ímpios. Mas suplicamos, nesta petição, que nos faça reconhecê-lo e receber com agradecimento o pão nosso de cada dia.

O que significa o pão de cada dia? Tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, vestes, calçados, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens, cônjuge fiel, filhos piedosos, empregados fiéis, superiores piedosos e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, leais amigos, bons vizinhos e coisas semelhantes.

Quinta Petição

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

O que significa isso? Suplicamos, nesta petição, que o Pai celeste não observe os nossos pecados, nem por causa deles recuse as nossas preces; pois somos indignos de todas as coisas que pedimos, nem as merecemos; mas que ele as conceda a nós por graça, porque pecamos muito diariamente e nada merecemos senão castigo. Da mesma forma, queremos nós perdoar de coração, e de boa vontade fazer o bem aos que pecam contra nós.

Sexta Petição

E não nos deixes cair em tentação.

O que significa isso? Deus, em verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos, nesta petição, que nos guarde e preserve, para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos enganem, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero ou qualquer outra grande infâmia ou vício; e, ainda que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória.

Sétima Petição

Mas livra-nos do mal.

O que significa isso? Suplicamos, em resumo, nesta petição, que o Pai celeste nos livre de todos os males que afetam o corpo e a alma, os bens e a honra, e, finalmente, quando vier a nossa hora derradeira, conceda-nos um fim bem-aventurado e nos leve, por graça, deste vale de lágrimas, para junto de si, no céu.

Conclusão

Pois teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amém.

O que significa isso? Devo estar certo de que estas petições são agradáveis ao Pai celeste e ouvidas por ele; pois ele mesmo nos ordenou orar desta maneira e prometeu atender-nos. Amém. Amém, isso significa: Sim, assim seja!

© Extraído de “Catecismo Menor de Lutero”